A origem do bairro São Braz está relacionada à devoção ao santo. Os moradores diziam que ele atendida todos os pedidos, desde que fossem bem intencionados. Os irmãos Chagas Lima, donos de 50 alqueires de terra do Quarteirão de São Braz foram os primeiros moradores. Imigrantes italianos, ucranianos e poloneses nas localidades próximas Orleans e Santa Felicidade contribuíram com a formação do bairro.

A história de um dos bairros mais antigos de Curitiba está vinculada à agricultura e pecuária. A região havia apenas 4 chácaras, mas, elas eram muito extensas. Os habitantes plantavam feijão, milho e batata, além de criarem bovinos e suínos. A produção abastecia Curitiba e sua região metropolitana.

Antônio Escorsin foi um dos moradores mais ilustres desse primeiro tempo. Ele colaborou muito para o desenvolvimento da área. O local da sede do time Sociedade Operária e Beneficente Internacional São Braz, fundada em 1º de fevereiro de 1920 foi doada por ele. Hoje, a Rua Antônio Escorsin é uma das principais vias do bairro.

O ar rural de São Braz durou até os anos 70. Nessa época, essas propriedades foram loteadas. O Decreto Lei 774 de 21 de outubro de 1975, São Braz foi oficializado como bairro. Os primeiros investimentos públicos são dos anos 80. Também são dessa época os primeiros condomínios residenciais.

Por dentro de São Braz

O bairro tem 506 hectares, ocupando 1,16% do território curitibano. Mapeamento realizado em 2010 pelo Censo Demográfico do IBGE, a população de São Braz é de 23.559 habitantes. Desses, 47,99% são homens e 52,01% são mulheres. A idade média é de 32,9 anos e a renda per capita varia entre R$2.400,00 a R$3.761,41. O bairro é residencial, com 86,83% dos habitantes morando em casas e pouco mais de 5% morando em apartamentos.

Apesar de residencial, o bairro São Braz tem comércios e indústrias. Ao todo são 141 indústrias, 584 estabelecimentos comerciais e 371 unidades de serviços. A infraestrutura tem ainda 3 escolas estaduais, 2 escolas municipais, supermercados, agências bancárias e linhas de ônibus. A linha São Braz 870 passa pelos bairros São Francisco, Santo Inácio, Mercês, Bigorrilho, Orleans, Santa Felicidade e Centro.

Principais ruas, bairros próximos e pontos de referência

Outro personagem importante no bairro é Toaldo Túlio. Filho de imigrantes italianos, Augusto Toaldo Túlio nasceu em 1918. Nasceu e cresceu no bairro Santa Felicidade, onde cantou no coral São Pio X e jogou nos times Iguaçu e Trieste. Em 1950 foi eleito vereador, cargo que ocupou entre 1951 a 1955. Morreu em 1957 aos 39 anos. A Avenida Vereador Toaldo Túlio surgiu em 1958. Conheça agora as principais vias, bairros próximos e pontos de referência.

Ruas/Avenidas

Rua Antônio Escorsin

Avenida Vereador Toaldo Túlio

Rua Magdalena das Chagas Lima

Rua Ângelo Massignan

Rua José Tomassi

Rua Alfredo Escorsin

Bairros Próximos

Buitatuvinha

Orleans

Santa Felicidade

Santo Inácio

Pontos de Referência

Santuário de São Braz

Sociedade São Braz

Clube de Campo 3 Marias

O que fazer no bairro São Braz?

O bairro fica a 10 km do centro. Mas, isso não significa que os moradores tenham que se deslocar até o centro. Conheça as principais atrações do bairro:

Clube de Campo 3 Marias

Fundado em 1º de janeiro de 1966, o nome do clube é homenagem a esposa e filhas de José Pinto Ribeiro, fundador do espaço. A estrutura reúne piscinas, saunas, academia fechada e ao ar livre, além de quadras de futebol, futsal, futevôlei e tênis. Há playground, churrasqueiras, lanchonetes, bares e restaurantes. Amplo estacionamento, berçário e capela completam a boa estrutura. O espaço tem ainda 6 salões para eventos familiares e corporativos. O Clube 3 Marias fica na Avenida Três Marias, 274.

Espaço Bom Bom Ville

O espaço é para realização de festas infantis. Porém, o Bom Bom Ville também é um parque infantil. O local tem cinema 6D, mini pista de kart, castelo de bolinhas, entre outros brinquedos. As crianças contam sempre com a presença de monitores. O Espaço Bom Bom Ville fica na Rua Antônio Escorsin, 2897, ao lado do Clube 3 Marias.

Gostou de aprender a história do bairro curitibano São Braz? Acompanhe o site Top 10 Curitiba para conhecer as histórias e curiosidades dos bairros de Curitiba.


Vista aérea do bairro São Braz – Curitiba

São Bráz é um bairro da região noroeste de Curitiba, com ocupação essencialmente residencial, abrigando cerca de 23 mil pessoas, porém também é bem servido de comércios e empresas destinadas a prestação de serviços.

Recebeu tal nome devido a Igreja de São Bráz, que recentemente recebeu a denominação de santuário.

Como limites possui os bairros: Butiatuvinha, Orleans, Santa Felicidade e Santo Inácio.
Empresas do Bairro: Desentupidora São Braz

Deixe uma resposta