A origem do bairro curitibano Portão está relacionada ao conflito entre lavradores e tropeiros. O motivo da briga eram as áreas de criação de gado. O desentendimento levou a construção de cercas e portões. As terras que faziam parte do atual bairro Portão incluíam as localidades de Campo Comprido, Barigui e Fazendinha, ligando os Campos Gerais e São José até Paranaguá. O comércio de animais e tráfego de pessoas demandou a construção de um posto de fiscalização. O portão desse posto também explica a origem do nome do bairro da zona norte curitibana.

O desenvolvimento econômico deu-se no fim do século 19. Em 1894, o comércio da erva-mate e da madeira foi a responsável pelo prolongamento da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá até Ponta Grossa. A agilidade no escoamento de mercadorias transformou a localidade em importante polo comercial e industrial. A prosperidade patrocinou a construção da Igreja Católica do Portão. O templo foi construído entre 1916 a 1928 e substituiu a capela de tijolos.

De 1913 até o começo de 1952, a ligação do Portão ao centro da cidade era por bondes. Este ano é importantíssimo para o bairro Portão. Foi construída a Estrada Estratégica, via de ligação com o sul paranaense era usada para transporte de mercadorias e pelos demais moradores. O major Ney Braga, prefeito de 1954 a 1958 asfaltou a Avenida Iguaçu, no bairro Água Verde até Capão Raso.

Por dentro do Portão

O bairro tem área de 586 hectares, ocupando 1,35% do território curitibano. Segundo o Censo Demográfico do IBGE de 2010, a população do bairro portão é de 42.662 habitantes. Desses, 46,26% são homens e 53,74% são mulheres, com medida de idade de 34,9 anos. A renda per capita varia de R$3.610,00 a R$4.693,69. Com expectativa de vida de 78 anos, o bairro Portão tem o 2º melhor IDMH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Curitiba.

O Portão é um bairro residencial com forte comércio. Tem os shoppings Palladium e Total, além dos supermercados Muffato, Big, Condor e Wallmart. A rede bancária do bairro conta com agências da Caixa Econômica, Banco do Brasil, HSBC, Safra, Bradesco e Itaú.O bairro também é bem servido de escolas. O Colégio Papa João XXIII, primeira escola municipal da cidade é uma das 5 melhores do país. Outras boas escolas são o Colégio Estadual Pedro Macedo e Colégio Adventista do Portão.

O transporte também não decepciona. O Terminal Portão tem 5 linhas diretas, 1 linha interbairros, 5 linhas expressas, 6 linhas alimentadoras e 3 linhas madrugueiras. As 20 linhas ligam o bairro ao Pinheirinho, Sítio Cercado, Campo Raso, Campina Siqueira, Fazendinha e Cidade Industrial.

Principais ruas, bairros próximos e pontos de referência

Ruas/Avenidas

Avenida República Argentina

Rua Vital Brasil

Avenida Presidente Kennedy

Rua Morretes

Avenida Presidente Wenceslau Braz

Avenida Presidente Arthur da Silva Bernades

Rua Itacolomi

Rua Dr. João Tobias Pinto Rebelo

Rua Tabajaras

Rua Itatiaia

Rua Eduardo Carlos Pereira

Rua Coronel Airton Plaisant

Rua Caetano Marchesini

Rua João Bettega

Bairros Próximos

Água Verde

Fazendinha

Vila Izabel

Santa Quitéria

Novo Mundo Guaíra

Pontos de Referência

Terminal Portão (Avenida República Argentina, esquina com Rua Luiz Parigot de Souza)

Igreja do Portão

Museu Metropolitano de Arte de Curitiba

Shopping Palladium

Shopping Total

Colégio Bagozzi

Cultura e áreas verdes

Museu Metropolitano de Arte de Curitiba

Inaugurado em 5 de maio de 1988 com obras doadas pelo artista plástico curitibano Poty Lazzarotto. O Museu Municipal de Arte foi rebatizado em agosto de 1996 com o nome Museu Metropolitano de Arte de Curitiba. Os mais de 4.000 m2 abrigam obras de Di Cavalcanti, Portinari, Burle Marx, Guignard, entre outros grandes artistas. O MuMA também possui cinema,biblioteca,  salas para cursos, auditório, espaço para convivência e café. O Museu Metropolitano de Arte de Curitiba fica na Avenida República Argentina, 3432, em frente ao Terminal Portão. Funciona de terça a domingo, das 10 às 7 da noite.

Bosque dos Mundiais

Inaugurado em 14 de junho de 2014, o Bosque dos Mundiais tem 9.000 m2. A área tem um memorial em homenagem às Copas do Mundo de 1950 e 2014, edições que tiveram jogos em Curitiba. O bosque tem ainda academia ao ar livre, pista para caminhada, playground e canchas para futebol de grama e vôlei de areia. O Bosque dos Mundiais fica na Rua Itajubá, 855.

Shoppings e gastronomia

Shopping Palladium

O maior shopping de Curitiba e o maior da região sul. São quase 160.000 m2 , 18 escadas rolantes, 13 elevadores e 3 pisos de estacionamento. O Shopping Palladium tem 356 lojas, sendo 20 âncoras e 80 quiosques, entre eles o da loja oficial do Palmeiras. A praça de alimentação tem 8 boulevard com 8 restaurantes, 26 opções de fast food e mais 4 restaurantes. São dois cinemas, o UCI e o IMAX Palladium Theatre. Já ganhou vários prêmios: shopping mais lembrado, preferido dos curitibanos, entre outros. O Shopping Palladium fica na Avenida Presidente Kennedy, 4121, esquina com a República Argentina.

Shopping Total       

O maior shopping de descontos de Curitiba tem 77.000 m2 de área construída. Tem 4 lojas âncoras, praça de alimentação com 16 opções e 5 salas de cinema Cinesystem. O centro de compras é de fácil acesso aos bairros Água Verde, Boqueirão, Boqueirão, Alto Boqueirão, Capão Raso, Fazendinha, Sítio Cercado e Novo Mundo. O Shopping Total fica na Rua Itacolomi, 292. O horário de funcionamento é diferente aos domingos: as lojas abrem às 2 e fecham às 8 da noite, a praça de alimentação abre ao meio-dia e fecha às 8 da noite.

Drive In Burger

Inaugurado em 1978, o Drive In Burger serve o melhor hambúrguer de Curitiba! No cardápio também há opções vegetarianas, igualmente enormes. A lanchonete serve pratos executivos das 11:30 às 3 da tarde, saladas e porções. A novidade da sobremesa é o mini-churro.  A carta de bebidas tem sucos, chopp e cervejas especiais. O Drive In Burger fica na Rua Luiz Parigot de Souza, 248. Funciona de domingo a quinta das 11 às 23:30, às sextas e sábados é das 11:30 até 00:15.

Suprema Grill

O restaurante serve carnes, pratos quentes, saladas e sushis. Destaque das sobremesas é o conchilgione de banana com chocolate. A carta de vinhos tem frisantes, vinhos brancos e tintos do Brasil, Argentina e Chile. O restaurante tem acessibilidade, estacionamento, sala de espera e ar condicionado. Crianças até 5 anos não pagam, de 6 a 10 pagam metade e a partir dos 11 o pagamento é integral. O Suprema Grill fica na Rua Carlos Dietzsch, 295.

Gostou de aprender a história do bairro curitibano Portão? Acompanhe o site Top 10 Curitiba para conhecer as histórias e curiosidades dos bairros de Curitiba.

 


O bairro Portão, é um bairro nobre de Curitiba, que abriga cerca de 40 mil pessoas.

Seu nome foi inspirado no grande posto de fiscalização de mercadorias que fora implantado devido à conflitos entre lavradores e tropeiros que buscavam maior clareza nas negociações.

Além do comércio popular, o bairro se destaca pela a presença de dois Shoppings Center (Palladium e Total), que atraem visitantes de toda a cidade e também pelo Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, um dos principais pontos turísticos culturais de Curitiba.

O metro quadrado do bairro é bastante valorizado principalmente por sua proximidade com o centro.

Como fronteiras possui os bairros: Água Verde, Fazendinha, Guaíra, Novo Mundo, Santa Quitéria e Vila Izabel.

Deixe uma resposta