O Bigorrilho, também conhecido como Champagnat, é o bairro onde se concentra a maior parte dos edifícios da cidade. Sua densidade é de 77, 44 habitantes por quilômetro quadrado.

Antigamente, na região, havia uma chácara onde funcionava o Juvenato dos Irmãos Maristas, onde se encontra hoje a UTP – Universidade Tuiuti do Paraná, na rua Marcelino Champagnat.

Os Irmãos Maristas venderam parte de sua chácara, que atualmente corresponde aos quarteirões que começam na Praça da Ucrânia e vão até a Rua Presidente Taunay. Esta área ficou conhecida naquela época como Jardim Champagnat.

Clique e Veja o mapa de Bigorrilho Champagnat

Clique e Veja o mapa de Bigorrilho Champagnat

Em 2011 ocorreu uma tentativa de trocar o nome de Bigorrilho para Champagnat, com uma sugestão de plebiscito popular na Câmara Municipal, porém ocorreu uma paralisação em oposição da tal proposta, o que resultou na rejeição   da Câmara por maioria dos vereadores.

O ocorrido acabou despertando interesse na Fundação Cultural de Curitiba, que fez uma grande pesquisa no Bigorrilho, restaurando toda sua história desde o início até os dias atuais. A pesquisa toda está registrada no livro Bigorrilho, a construção de um espaço urbano.

Top 10 empresas no Bairro Bigorrilho

Desentupidora Bigorrilho (41)3013-7599

Deixe uma resposta