A origem do bairro Água Verde também está atrelada à imigração italiana. Em 1878, famílias italianas ganharam lotes rurais da Câmara Municipal de Curitiba. Essas áreas formaram a Colônia Dantas, primeiro nome do bairro. Aproximadamente 10 anos depois foi construída a primeira igreja. Mas, a mudança do nome para Água Verde deu-se por conta do ribeirão de mesmo nome que nascia no local. O ribeirão desaguava no Rio Belém. As águas eram verdes, devido às algas do leito e bordas. Atualmente, o ribeirão Água Verde está canalizado.

Voltando à imigração italiana, os colonos dedicavam-se à agricultura e criação de gado leiteiro. A produção era destinada ao centro da cidade. O escoamento dava-se pela Estrada do Portão, atual Avenida República Argentina. O aspecto rural durou até a década de 40, quando as propriedades rurais foram loteadas e as ruas começaram a ser abertas. Hoje, o bairro Água Verde é residencial com vias para caminhadas. A Praça Ouvidor Pardinho é uma delas e tem ainda academia ao ar livre. Mas, o bairro também possui comércio forte e diversificado. O local também abriga empresas sediadas em sofisticados prédios.

Por dentro da Água Verde

O bairro tem 477 hectares, o equivalente a 1,10% do território curitibano. O Censo Demográfico do IBGE de 2010 revela que a população do bairro Água Verde é de 51.425 habitantes, onde 45,17% são homens e 54,83% são mulheres. A média de idade é 37,2 anos e a renda per capita varia entre R$5.000,00 a R$7.594,54. O bairro tem muitos prédios, cerca de 83,4% das habitações são edifícios. O mesmo estudo aponta que 100% da população tem acesso a coleta de lixo e quase 100% tem energia elétrica, rede de água e rede de esgoto.

O bairro Água Verde alia a comodidade de ser residencial com bom comércio. A Avenida Presidente Getúlio Vargas, Avenida República Argentina e Rua Iguaçu concentram lojas de móveis e decoração. Quem gosta de móveis planejados tem nesse perímetro várias opções para mobiliar sua casa ou escritório. Quem não dispensa um shopping, pode ir ao Shopping Água Verde. Inaugurado em 1984, o centro de compras na Avenida República Argentina, 1921 tem 6.200 m2 e 70 lojas de roupas, calçados, acessórios fotográficos, atelier de costura, chocolateria, variedades, parque infantil e cinema da CinePlus.

Outra opção de shopping é o Shopping Palladium na Avenida Presidente Kennedy 4121, esquina com a Avenida República Argentina. O shopping preferido dos curitibanos segundo o Prêmio Impar 2016, do Grupo RIC Paraná é o maior de Curitiba e da região sul, com 154.600 m2, 356 lojas, ampla praça de alimentação e cinemas UCI e o IMAX Palladium Theatre. O shopping reúne vários quiosques, entre eles o da loja oficial do Palmeiras. O Palladium fica no bairro Portão e apresenta-se como opção próxima de shopping grande. O Shopping Palladium também possui ponto de descarte para lixo eletrônico.

Principais ruas, bairros próximos e pontos de referência

Ruas/Avenidas

Avenida Água Verde

Avenida República Argentina

Rua Buenos Aires

Avenida Sete de Setembro

Avenida Presidente Getúlio Vargas

Rua Iguaçu

Avenida dos Estados

Avenida Presidente Kennedy

Rua Professor Luiz César

Avenida Silva Jardim

Rua Bento Viana

Rua Pasteur

Rua Petit Carneiro

Rua Alferes Ângelo Sampaio

Rua Maurício Caillet

Rua Castro

Rua Guilherme Pugsley

Rua Nestor Victor

Rua Dr. Alexandre Gutiérrez

Rua Bento Viana

Rua José Cadilhe

Rua Alcebíades Plaisant

Rua Brasílio Itibirê

Rua Saint-Hilaire

Bairros Próximos

Fazendinha

Portão

Pontos de Referência

Arena da Baixada (sede do Atlético Paranaense)

Praça do Japão

Praça Hee Wing

Clube Curitibano

Parque Afonso Botelho

Cemitério da Água Verde

Cultura, áreas verdes, gastronomia e vida noturna

Praça do Japão

Inaugurada em 1962, a praça tem 14.000 m2 e homenageia a segunda maior comunidade japonesa do Brasil. A praça abriga o Memorial da Imigração Japonesa, Biblioteca Municipal Praça do Japão, Casa de Cultura e uma legítima Casa de Chá. A praça reúne 6 lagos típicos do Japão e 30 cerejeiras doadas vindas do país do sol nascente. O espaço tem uma imagem de Buda e lanterna de pedra. Visita obrigatória para os fãs da cultura japonesa.

A Praça do Japão fica na Avenida Sete de Setembro, esquina com Avenida República Argentina. Funciona diariamente, mas a Casa de Cultura funciona de terça a domingo das 9 às 6 da tarde. Para chegar de ônibus, use a linha Expresso Santa Cândida/Capão Raso.

Arena da Baixada

O antigo estádio Joaquim Américo passou por grande reforma, devido à Copa do Mundo no Brasil. A casa do Atlético Paranaense é um dos mais modernos do país. Além dos jogos é constantemente usado para shows de artistas internacionais.

SESC Água Verde

Possui programação de aulas de dança, música, teatro e literatura. Há cursos específicos para a 3ª idade como coral, dança e inglês. Os preços variam para comerciários e não comerciários. O SESC Água Verde fica na Avenida República Argentina, 944. Funciona de segunda a sexta das 7 às 10 da noite e aos sábados das 8 às 4 da tarde.

Clube Curitibano

O mais tradicional clube social foi fundado em 1881. O Clube Curitibano restaurantes, piscinas cobertas, academia e quadras de vários esportes. No clube também há aulas de idiomas, balé, teatro, música, além de acervo de obras de arte. O Clube Curitibano tem sedes nos bairros Água Verde, Serro Azul, Mercês, Concórdia, Romão e Lucius Smythe.

Clube Água Verde

Outro clube bastante tradicional no bairro. O Clube Água Verde foi fundado por imigrantes de várias nacionalidades. A estrutura conta com piscinas, saunas, quadras, academias, salões de festas e eventos. O Clube Água Verde fica na Avenida Iguaçu, esquina com Avenida República Argentina.

Crossroads

Bar voltado para quem curte rock. O Crossroads tem shows de bandas nacionais e internacionais, além de apresentações de bandas autorais e covers de Curitiba. O cardápio também é destaque com cervejas, drinks como o Janis Joplin, sanduíches, porções e sobremesas. No espaço ainda tem estrutura para realização de eventos. O Crossroads fica na Avenida Iguaçu, 2304.

Restaurante Peixinho

Desde 1991, serve peixe à milanesa, moqueca e estrogonofe à la carte. O prato “Peixinho Simples”, com arroz, salada, polenta e peixe fritos é um dos destaques. Quem quiser algo mais leve pode apostar no sashimi de 25 cortes (1 pessoa) ou 45 cortes (2 pessoas). As tradicionais porções incluem filé de peixe frito, polenta frita e croquete. Sucos, refrigerantes, cervejas, vinhos e uísques integram a carta de bebidas. O Restaurante Peixinho fica na Avenida Água Verde, 9, esquina com a Brigadeiro Franco.

Você conhecia a história do bairro curitibano Água Verde? Acompanhe o site Top 10 Curitiba e fique por dentro das histórias e curiosidades dos bairros de Curitiba.


 

A população do bairro Água Verde começou a aumentar a partir do século XIX. E foi crescer depois da década de 1940. As antigas chácaras que existiam foram loteadas, mais ruas foram abertas e hoje é um bairro bastante povoado e cortado por vias  estruturais que servem ao transporte coletivo de Curitiba.

O nome do foi dado por conta de algas que formavam massas que davam uma coloração esverdeada à água doce. Assim, os antigos moradores batizaram o rio que cortava suas chácaras e fazenda com o nome Água Verde.

O Água Verde, juntamente com Batel, Bigorrilho, Portão e Jardim Social, formam os cinco bairros mais nobres de Curitiba.

No bairro está o Clube Curitibano, um clube recreativo muito importante na cidade. Está presente também, o Cemitério Água Verde, um dos mais nobres da cidade e com os lotes mais caros, onde estão então enterradas personalidades famosas e pessoas conhecidas como Zilda Arns, Poty Lazzaroto e vários outros.  Além de mesclar residências e edifícios de alto padrão, com vários pontos de comércio e outros lugares conhecidos e muito visitados como a Arena da Baixada, o Parque Afonso Botelho, Shopping Água Verde, etc.

Atualmente o bairro conta com cerca de 51.525 habitantes.

Apoiadores no Bairro Água Verde

Desentupidora Água Verde Curitiba

Deixe uma resposta