O Bairro Abranches, um bairro nobre que está localizado na região norte de Curitiba é considerado um dos bairros mais “europeus” de Curitiba pelo fato de ser habitado por várias famílias tradicionais, contudo, também possui residências mais humildes. Existe uma variedade de níveis socioeconômicos no bairro, que conta com cerca de doze mil moradores.

O Abranches surgiu como um núcleo entre os bairros Pilarzinho e Ahú.  O núcleo de imigrantes era integrado por 64 famílias, com o total de 258 pessoas, que se domiciliaram no local e empenharam-se na lavoura.

Constituído em 10 de novembro de 1873, o bairro foi assim nominado em consideração ao então Presidente da Província Frederico José Cardoso de Araújo Abranches. Foi ele quem autorizou os imigrantes poloneses nativos da Prússia Ocidental a se ocupar daquela região.

Até hoje, o Bairro Abranches abriga várias famílias descendentes de poloneses e ainda conta com os principais dos pontos turísticos de Curitiba: a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame.

Apoiadores no bairro Abranches

Desentupidora Abranches Curitiba

Deixe uma resposta